© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Rua Dr. Luiz Fernando Van Der Broocke, 176, Bacacheri - Curitiba/ PR

Email: secretaria@colegiosaintgermainpr.com.br

Histórico

O Colégio Saint Germain foi criado em 09 de agosto de 1990, iniciou com turmas de Educação Infantil e gradativamente foram implantados o Ensino Fundamental e Médio.

Em 2008 o colégio passou a pertencer ao PEA ( Programa das Escolas Associadas da Unesco) e em 2016 recebeu a Bandeira Verde  tornando-se a primeira Eco-Escola de Curitiba.

Visão

A missão do colégio é proporcionar um ensino de excelência, formando indivíduos competentes, éticos e felizes, com ampla visão de mundo.​

Propiciar um ensino atualizado, onde o aluno é orientado a acompanhar as constantes transformações tecnológicas, sociais e humanas, tornando-se um cidadão do mundo. Sem perder de vista a qualidade de vida cidadã, construindo uma sociedade onde a solidariedade predomine e o educando seja respeitado em sua individualidade.

Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica deriva dos princípios filosóficos e educacionais que direcionam a ação educativa e definem os pressupostos teóricos e metodológicos.

O currículo envolve quatro aspectos:

• Currículo formal-composto de planos e propostas pedagógicas do corpo docente e da equipe pedagógica.

• Currículo em ação- aquilo que de fato ocorre nas salas de aula: metodologia e atividades.

• Currículo oculto- os sentimentos e as experiências próprias de alunos e professores, criando formas de relacionamento, poder e convivência em sala de aula.

• Currículo desafio-oportunidade dada ao aluno de elaborar projetos de seu interesse e participar deles.

São referenciais teóricos da proposta pedagógica do Colégio Saint Germain os seguintes autores, todos unânimes no resgate do homem para a vida cidadã.

Jean Piaget

Nele buscamos conhecimento a respeito do desenvolvimento da criança, sua maneira de pensar, raciocinar e encarar os desafios do dia-a-dia.

Lev Vygotsky

Traz-nos a visão social do homem, a leitura do seu mundo exterior, seu crescimento e desenvolvimento como fruto do meio.

Paulo Freire

Enriquece-nos com sua proposta de construção e realização do homem que, mesmo na adversidade, interfere na própria história.

David Ausubel

O conhecimento prévio do aluno é a chave. Ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. Aprendizagem significativa.

Howard Gardner

Contribui para a compreensão do aluno como ser único, com habilidades, talentos e inteligências próprias e específicas que necessitam ser acessadas e desenvolvidas pela educação.

Henri Wallon

A escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social). Sua teoria diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro. Quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu (pessoa).