Nossa proposta pedagógica deriva dos princípios filosóficos e educacionais que direcionam a ação educativa e definem os pressupostos teóricos e metodológicos.

O currículo envolve quatro aspectos:

Currículo formal-composto de planos e propostas pedagógicas do corpo docente e da equipe pedagógica.

Currículo em ação- aquilo que de fato ocorre nas salas de aula: metodologia e atividades.

Currículo oculto- os sentimentos e as experiências próprias de alunos e professores, criando formas de relacionamento, poder e convivência em sala de aula.

Currículo desafio-oportunidade dada ao aluno de elaborar projetos de seu interesse e participar deles.

São referenciais teóricos da proposta pedagógica do Colégio Saint Germain os seguintes autores, todos unânimes no resgate do homem para a vida cidadã.

JEAN PIAGET- nele buscamos conhecimento a respeito do desenvolvimento da criança, sua maneira de pensar, raciocinar e encarar os desafios do dia-a-dia.

VYGOTSKY- traz-nos a visão social do homem, a leitura do seu mundo exterior, seu crescimento e desenvolvimento como fruto do meio.

WALLON- a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social). Sua teoria diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro. Quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu (pessoa).

AUSUBEL – o conhecimento prévio do aluno é a chave. Ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. Aprendizagem significativa.

HOWARD GARDNER- contribui para a compreensão do aluno como ser único, com habilidades, talentos e inteligências próprias e específicas que necessitam ser acessadas e desenvolvidas pela educação.

PAULO FREIRE- enriquece-nos com sua proposta de construção e realização do homem que, mesmo na adversidade, interfere na própria história.